domingo, 13 de maio de 2012

 Trabalhos do Dia das Mães

Cartão e lembrancinhas:

Cartão com o carimbo dos dedinhos das crianças




Bloco de notas com canetas de lembrancinha.










Cartaz: tudo o que Mamãe faz por mim...












Cartaz: Não existe nada melhor que amor de Mãe! 

Para Refletir:


Decoração da sala de aula 

Mural da minha sala e da colega Patrícia ,no CEI Peixinho Dourado:

Detalhe do sol..ficou fofo né?!!!

Detalhe do mural, para os aniversariantes: 


Chamada: Árvore com maçãs com a foto dos alunos, e o nome na folhinha.



O macaquinho é um charme na árvore da chamada 

                                                                                                                                                        Porta livros:     Fiz esses bolsos de TNT para colocar os livros de histórinhas da                                     turma. É o nosso cantinho da leitura.












     
Patinho no mural a Higiene

Decoração da pota da sala:

Painel dos numerais:

Borda do espelho de coruja:

quarta-feira, 2 de maio de 2012



LIVRO É “O QUE HÁ”

 “Quem ama os livros deseja possuí-los;
Quem os possui acaba por amá-los.” Patrícia E. Secco

            Neste mês comemora-se algo muito importante: O Dia Do Livro Infantil. No dia 02 é o dia Mundial do Livro Infantil e dia 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil.
            Esta ultima é para homenagear o autor Monteiro Lobato, foi ele quem teve a ótima ideia de escrever para as crianças do Brasil, com o livro Reinações de Narizinho. E a data de seu aniversário foi à escolhida para difundir a cultura de leitura, incentivar desde pequeno neste ato tão importante que é LER.
            Ensinar a gostar de ler requer muito mais que entusiasmo, necessita paixão. E para isso é preciso:
  • ·         Que o leitor iniciante e se sinta confortável com a leitura;
  • ·         Apresente livros que façam parte do seu meio cultural ou que tenham haver com seu gosto;
  • ·         Conhecer a criança e seus interesses ajuda muito;
  • ·         Leve-os a biblioteca, deixe que tenham contato direto com os livros;
  • ·         Dê livros para que folheiem as páginas, apreciem as ilustrações;
  • ·         Incentive a curiosidade: comente sobre algum livro, desperte o interesse mostrando o seu;
  • ·         Livros bem coloridos e bonitos certamente é um bom chamariz;
  • ·         Deixe que escolham seu livro, sempre verificando se é adequado;
  • ·         Leia para as crianças, conte histórias;
  • ·         Nesse momento use e abuse da sua criatividade, com bonecos, fantoches, gravuras, dedoches... Faça-os imaginar. É uma delicia!

·                               Você pode usar os momentos de leitura para ensinar várias coisas, a gama de assuntos é imensa. A leitura constante leva a deliciosas viagens. Faça desse momento algo prazeroso, de descobertas.
         Querido leitor esse assunto é inesgotável, essas são algumas dicas para termos bons leitores que amem essa prática: LER!

     “O que precisa ficar patente é a confiança de que a leitura é um hábito                                      realmente prazeroso e que essa opinião é compartilhada pelos amigos, colegas,                                       professores e pais, fato que confere à criança incentivo para continuar, para se aventurar,                                para descobrir...” Patrícia Engel Secco. 


            E para fechar com chave de ouro, reflita com o nosso autor do Dia Nacional do Livro:

“Ler é emancipar-se! É sair do lugar-comum e conseguir, através das palavras, adentrar a um novo mundo, repleto de imaginação, conhecimento e atitude. Ser absoluto!!!”
Monteiro Lobato

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Algumas fotos da semana da Páscoa deste ano : 


                                 Professora Nete, minha parceira nas fantasias...hehehe


                                   Professora Cris, meu anjo em classe...valeu aí!!!!


Um dos meus coelhinhos comendo a cenourinha da Coelha Jaque, ops...quer dizer Professora Jaque.

Com o ninho de ovinhos que meus queridos tiveram que procurar.

                          Modelo de saco para colocar uam quantidade grande de guloseimas...hummmm



Descascando cenouras para uma aula prática de alimentação, aproveitando a deixa da Páscoa.

Eles adoraram!!!

Incentivando a alimentação saudável!!!

Meus amores loucos por uma cenourinha!!!


Coelho sai da Toca!

Meus coelhinhos do CEI Peixinho Dourado







   
A partir de hoje colocarei no Blog além dos meus textos da coluna do jornal Expresso da História: fotos dos meus trabalhos em sala de aula, e alguns trabalhos que me atrair, então vamos lá....


VOU COMEÇAR COM ESSA FOTO:

Trabalhos com reciclagem no CEI Vila Paraíso em 2010


Foram realizados vários trabalhos para o Projeto meio ambiente entre eles, cofrinho de PET em formato de porquinho, sapo e também de boi de mamão (já que foi na mesma época das festas juninas), brinquedos, sabão de resto de óleo de cozinha e a bolsa retornável. Foi muito bacana participar deste projeto... Sem falar nas parceiras Sandra Calegari, Patricia, Masinha, e outras que ficaram com a gente naquele ano. Parabéns e obrigada por me ensinarem tanto.

segunda-feira, 9 de abril de 2012


A importância da educação infantil

             Olá queridas leitoras, já faz tempo que deixamos de pensar que criança de 0 a 5 anos não aprende na Educação Infantil, pois somente brinca.
            Ela não existe para substituir a babá, para somente tomar conta da criança enquanto você está no trabalho. A Educação infantil vai muito além, ela é o ambiente social mais importante depois da família.
            Esta fase pode ser até mais importante do que o curso superior. É nela que a criança experimenta o prazer pelo aprender e começa a gostar disso. A Educação infantil acentua a curiosidade da criança pelo o que é interessante na vida.

            A sociedade a chama até hoje de “escolinha”, pois se demorou muito a entender que a infância é um período importante e as crianças são diferentes em cada faixa etária. Somente há dez anos que o Ministério da Educação, com a publicação da LDB, reconheceu a educação infantil como parte da educação básica.  
           Entre outras coisas, isso recomenda ser fundamental a especialização do educador. Constitui que educação infantil tem de ir muito além da “tia”, das recreações, das datas comemorativas. O seu filho deve estar com profissionais especializados que desenvolvam rotinas baseadas em propostas pedagógicas muito bem fundamentadas.

            “Escola infantil não vive de improviso e não é um parque de diversões”, diz o educador Marcelo Bueno, vai além: “É o pedaço mais precioso da vida, porque é quando está se formando a identidade da criança!”.
           
            A Educação Infantil se resume em estar com os outros. “Aprendem a ser e a conviver. É a fase do ‘como’: como eu escovo os dentes, como eu lavo as mãos, como eu seguro o lápis, como eu brinco, como eu corro, como eu pulo. Ou seja: ‘como sou’, ‘como devo ser’ e ‘como faço para ser’”, diz Karina Rizek Lopes, coordenadora da Área de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica do MEC.

            E ainda nesta fase “Além do desenvolvimento físico da criança, também acontece o psíquico e o do caráter”, afirma Quézia Bombonatto, vice-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia. 

            Com isso, podemos concluir que a Educação Infantil não é definitivamente um deposito de crianças somente para os pais que tem que trabalhar, ela é muito mais, é especial!




Referencia: Revista Crescer

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O anjo e a professorinha - Wagner Costa


Anjo, ao concluir a parte teórica do curso angelical, já é meio anjo. Torna-se anjo diplomado, de fato, de direito e transcendentalidade, depois do estágio prático aqui na terra. Aí, então, ele faz opção: ou segue mestrado, doutorado rumo à santidade, ou (re) torna-se humano.
Era uma vez um anjo que optara pela santidade. Faltava-lhe o tal estágio.
 Mas acontece que anjo não decide com quem fará a parte prática. A escolha vem do Superior. E o nosso anjo ouviu:
- Desce. Vai conviver com uma professorinha qualquer.
Ele ficou frustradíssimo. Ora, o anjo pensara num estágio com um político poderoso, um financista, um general. Não era por vaidade, e sim por inocência angelical, pois ele pensava assim: - Ora, eu conhecendo o íntimo desses poderosos, e na futura condição de anto, vou melhor inspirá-los em ações de cidadania, de justiça e da solidariedade...
“Desceu. E encontrou uma tal professorinha qualquer diante da lousa. E o anjo se fez o ouvido da professora, e ouviu frases histéricas de pais ausentes do dia a dia da escola, sem respeito e gratidão: “E mais a mais, professora, sou eu quem paga o seu salário, portanto...
E o anjo se fez os olhos da professora, e se deparou com alunos  sem educação familiar, prepotentes, sem limites no caos do reino do “Eu posso tudo...”. Trêmulo, percebeu que tais alunos, privilegiados por estarem numa sala de aula, eram os herdeiros do futuro...
E o anjo se lembra de certa vez em que velara pesadelos de trombadinhas, de assaltantes, de homicidas, de viciados, de sem-nada, em que se lamentavam em suplicas tardias: “Ah, se eu tivesse tido uma professora...”
Sem quere, o anjo viu o contracheque da professora. Ficou estático, envergonhado, triste. Lembrou-se do muito que ganham artistas, jogadores, os ídolos forjados pelo meio de comunicação na cultura do ter.
E, resoluto, o anjo comentou: “Não fosse eu anjo, seria tudo, menos professor”.
Mas o anjo conheceu a consciência da professora.
E, de repente, se iluminou de compromisso com a vida. E o anjo sentiu o coração da professora. E se energizou de ternura humana.
E, assim, plenamente impregnado dos afetos da dignidade, da luta e da esperança humana, aquele anjo estagiário foi até a secretaria daquela escola, e perguntou:
- Tem vaga para mais um professor?