Sabemos o quanto o uso de tecnologia faz-se presente no mundinho das crianças. Nossas salas de aula e de casa foram invadidas pelos vídeos musicais que é febre entre os pequeninos, as mães quase já não suportam mais ouvir tanto esses DVDs. Eles ouvem sem parar, repetidas vezes, fazendo a gente ficar com a música gravada e cantarolando o dia todo.
Segundo a psicóloga Cláudia Menegatti, professora da Universidade Positivo, no caso dos DVDs infantis, a especialista diz que a criança é capaz de assistir tantas vezes a um vídeo porque até por volta dos 6 anos ela consegue sentir o mesmo prazer. “Mesmo quando já decorou os diálogos e músicas, é como se estivesse vendo pela primeira vez, a emoção é a mesma”, explica Cláudia.
Mas só pra lembrar, a repetição faz parte do processo de aprendizagem, então pode deixar seus filhos assistirem quantas vezes quiser. Porém, os pais devem evitar o excesso, para que a criança não deixe de fazer outras atividades, como brincar.
As músicas não são grande coisa falando de cultura, mas são bem infantis e adaptadas para a idade, os clipes são coloridos e trazem crianças se comportando como crianças. Não há cenas que possam trazer más influências para a educação, isto é um ponto fundamental na hora da escolha do DVD.

Hoje em dia existem vários artistas com trabalhos voltados para crianças, como por exemplo, a Xuxa (com os DVDs XSPB), onde muitas de suas músicas falam de animais, histórias, o correto e o errado, enfim, além de fazer a criança se divertir e dançar faz com que a mesma aprenda simultaneamente.
Outro exemplo é o DVD da “Galinha Pintadinha” é um DVD com cantigas antigas e mais atuais que mantém nossas crianças muito atentas e com vontade de cantar junto, repetindo os sons e os movimentos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário